Comprar um imóvel é uma tarefa nada fácil. É preciso analisar as condições da propriedade, a documentação e também entendercomo avaliar o valor de um imóvel. Por isso, se você deseja vender ou adquirir uma propriedade, estar atento aos pontos primordiais que podem influenciar no preço é essencial. Quesitos como localização e segurança estão entre os aspectos de maior relevância e podem ser cruciais na hora de fechar um negócio.

Pensando nisso, a Sol Imóveis preparou uma lista com os 5 principais fatores que influenciam no preço de uma casa ou apartamento. Confira!

investir-imoveis-01

1. Localização

A localização é responsável por 25% do valor do imóvel. Ou seja, estar situado perto de farmácias, hospitais e supermercados, por exemplo, é um fator que o comprador leva em consideração no momento da escolha de uma propriedade.

Ruas calmas, que possuam acesso ao transporte público e que sejam próximas de estabelecimentos como shoppings e estádios também possuem vantagem na hora da venda. Vale lembrar que a localização é mais importante que a idade da construção.

2. Segurança

15% do valor do imóvel é referente à segurança. É por isso que uma residência em condomínio fechado é mais valorizada.Quanto maior for a estrutura para proteger a residência e os moradores, maior é o seu preço. Além disso, estar localizado em um bairro considerado seguro também conta pontos à favor. Em imóveis situam-se em ruas abertas, é importante que estejam equipados com um portão automático de rápida abertura e cercas elétricas para ganhar valor nesse quesito.

3. Vaga na Garagem

Hoje em dia, é comum encontrar famílias que possuam pelo menos um carro ou mais. Em vista disso, possuir vagas na garagem é essencial para que o proprietário possa guardar o veículo em local seguro. Esse fator influencia em 15% no preço do imóvel.

4. Área de Lazer

A área de lazer é responsável por 10% do valor do imóvel. Assim, empreendimentos que oferecem espaços com salão de festas, parquinho, área para esporte, piscina ou churrasqueira, por exemplo, são bem vistos aos olhos do comprador.

5. Elevadores

Prédios que não possuem elevadores ficam naturalmente desvalorizados, já que as pessoas valorizam muito o conforto e acomodidade. Esse fator influencia 9% no preço do imóvel.

investir-imoveis-02

 

Outros Fatores que Influenciam no Valor dos Imóveis

Residências que possuem iluminação natural e uma varanda com uma vista bonita atraem os compradores e são vendidos mais rapidamente. No caso de apartamentos, os situados em andares mais altos levam vantagem, pois ficam mais afastados do barulho e poluição das ruas. Estrutura para instalação de televisão a cabo e rede wirelless ajudam a valorizar o imóvel. Além disso, a idade do imóvel, o acabamento utilizado e a vizinhança também são características importantes e considerados na compra de um imóvel.

Observando os principais fatores, é indispensável contar com o auxílio de uma boa imobiliária para avaliar todos os pontos e precificar corretamente o seu novo imóvel, garantindo assim um bom negócio, tanto para quem está vendendo quanto para o comprador.