O sonho da casa própria ainda se faz presente no imaginário de grande parte das pessoas. A compra de uma casa ou apartamento para moradia é encarada, sobretudo, como uma garantia de estabilidade e segurança financeira, sendo uma opção para muitos ao se falar de investimento em imóveis.

A verdade, no entanto, é que o setor oferece oportunidades que vão além – visando o lucro e transformando o simples morador em um empreendedor, por ter a possibilidade de obter rendimentos dos imóveis que compra, vende ou aluga.

Para dar início aos investimentos é preciso conhecer e analisar as opções do mercado. Por isso, a Sol Imóveis preparou um postsobre como investir em imóveis! Confira:

imovel-dicas-01

 

1 – Imóveis na Planta para Revenda

Uma forma de investimento vantajosa é a compra de imóveis na planta para revenda. A prática é comum ainda nos primeiros anos da construção, sendo possível pagar parte do valor do imóvel e passar a negociação para frente, conseguindo alcançar bons ganhos.

 

2 – Imóveis Usados para Venda

Certos imóveis não se encaixam na categoria “entrar e morar”, exigindo ajustes e pequenas reformas para, então, atraírem a atenção de novos moradores. Esse é justamente o motivo que leva investidores a adquirirem casas e apartamentos usados para, após lapidados, serem ofertados à venda, com um enorme retorno sobre a valorização do bem.

 

3 – Imóveis para Locação

O leque de possibilidades se abre para segmentos diversificados, indo de imóveis residenciais a salas comerciais, lojas e aluguel de temporada, por exemplo. Para auxiliar na decisão, é válido sempre avaliar as características de sua cidade, criando seu perfil de investidor de acordo com a realidade e pesquisa de mercado.

 

4 – Construção de Imóveis para Venda ou Locação

Ao construir um imóvel para investimento futuro (ao invés de comprá-lo pronto) você fica livre de assumir custos, como o lucro de quem o construiu. O detalhe pode passar despercebido, mas a verdade é que toda construção possui um acréscimo no valor que vai muito além dos custos da obra, visando o lucro do proprietário inicial. A ideia, portanto, é dar origem ao imóvel para, na sequência, colocá-lo à disposição para compra ou aluguel.

imovel-dicas-02

 

5 – Terrenos ou Loteamentos

As cidades têm crescido rapidamente e, com isso, há uma valorização nos terrenos e lotes, tornando-os um bom investimento a longo prazo. Muitas construtoras têm apostado em condomínios ou residências de alto padrão – em locais mais afastados – e a venda dessas áreas podem gerar grande lucro.

 

6 – Investindo com Segurança

Analisar as opções com cautela e conhecimento de campo, além de estar sempre atento às oscilações do mercado, fazem toda a diferença quando se trata de aproveitar oportunidades. Para isso, o que não pode faltar é uma assessoria imobiliária competente para esclarecer possíveis dúvidas, encontrar bons imóveis e apontar direções para o futuro investidor.

Veja também 5 fatores que influenciam no valor dos imóveis.