Como podemos saber o quão importante é o tempo em família para uma criança em crescimento? Isso afeta o seu bem-estar emocional e desenvolvimento? Não deve ser nenhuma surpresa que os momentos em família são muito importantes para crianças e adultos. Como seres humanos nós ansiamos por interação; é importante em nossos relacionamentos, inclusive em família, além de essencial para nutrir um ambiente seguro para chamarmos de lar. Estudos demonstram que as crianças precisam de um tempo dedicado a elas para que se sintam necessárias e quanto mais tempo elas recebem, mais provável de que sejam capazes de sair e conquistar o mundo (ou pelo menos a 1 ª série). Apesar da correria do dia a dia, é possível se organizar para passar mais momentos com aqueles que mais amamos, para isso temos cinco dicas que vão ajudar você a encontrar esse tempo.

1 – Noite em família

familia1noite

Escolha uma noite em cada semana, essa sempre será a noite familiar. Todos devem saber que noite é esta; mantenha programado e tente manter o combinado sempre que possível. Saiam para um lugar divertido juntos ou para jantar. Fiquem em casa para uma noite de cinema ou jogos. Conversem sobre sua semana e seus planos.

2 – Todos para a cozinha

familia2cozinha

Enquanto você faz o jantar, peça ajuda aos seus filhos. Sabemos que isso pode fazer com que o jantar demore um pouco mais, às vezes muito mais. Mas se você ajudar seus filhos a se familiarizarem com a cozinha quando eles são mais jovens, será muito mais fácil para eles mais tarde e eles podem até mesmo agradecer por isso algum dia.

3 – Arte

familia3arte

Ir a um museu ou uma mostra de arte, ou apenas encontrar um ofício simples para fazer em casa juntos, por menor que seja. Suje-se de tinta com seus filhos. Fazer arte juntos cria momentos memoráveis com sua família.

4 – Exercícios em família

familia4exercicio

Saia com seus filhos e desfrute o ar livre. Caminhadas, pesca, passeios de barco, bicicleta, as opções são inúmeras. Atividade física e sol é ótimo para todos, mas quando você faz isso junto como sua família, você constrói essas relações ao mesmo tempo, assim todos ganham.

5 – Férias em família

Happy young family with two boys on a tropical beach kneeling in the golden sand laughing and giving V-signs and thumbs up to show their approval of the summer sunshine and idyllic seashore

Procure tirar férias em família pelo menos uma vez ao ano. As melhores lembranças que temos da infância são de quando fomos em algum lugar divertido todos juntos. Não precisa ser nada específico, mas procure conversar com todos, assim encontrão um destino que agrade a todos.

Não é fácil conseguirmos espaço na agenda para tudo nos dias de hoje. Esperamos que essas dicas façam a diferença na hora de organizar seu tempo para que você possa desfrutar de mais momentos com sua família.