Hoje comemora-se o Dia Internacional da Pizza! Embora seja conhecida como um prato típico da Itália, estima-se que sua origem tenha mais de 6 mil anos, provavelmente entre os povos egípcios e hebreus, que consumiam a massa como uma espécie de pão.

pizza italiana, na verdade, também é bem diferente da consumida no Brasil. Aqui no país, com ~a adorável tendência ao exagero que temos~, preparamos apetitosas receitas com muito recheio, inclusive internamente, na borda. Para os europeus, o destaque do prato é a massa, e o acompanhamento não varia muito entre molho de tomate, queijo e ervas.

low, tilted view of pizza margarita, oregano in foreground, tomatos in background

Para comemorar a data, o blog do Village, traz uma receita você fazer a verdadeira pizza consumida na Itália:

INGREDIENTES:
– 600ml de água
– 6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
– 2 colheres (sopa rasa) de açúcar
– 1Kg de farinha de trigo
– 25 gramas de fermento biológico
– sal à gosto

MODO DE FAZER:
– Para preparar a massa da pizza, é necessário que você disponha a farinha em um lugar espaçoso ou em uma tigela grande. Depois que despejar a farinha, faça um buraco no centro. Em um recipiente de vidro, coloque um copo de água morna, o fermento, o açúcar, e dissolva tudo muito bem. No buraco feito no centro da farinha coloque essa mistura dissolvida. (fermento, água e açúcar).

– Agora, em um outro recipiente, dissolva o sal em um copo de água morna, adicione o azeite de oliva, e posteriormente misture com a farinha. Mantenha perto de você um pouco de farinha e água morna, para trabalhar a massa da pizza até atingir a consistência desejada, que deve ser macia e elástica (dependendo da farinha utilizada, pode servir um pouco mais de água ou menos).

– Continue trabalhando a massa da pizza até ficar elástica e macia, mas consistente. Faça uma bola com a massa, e coloque-a em uma tigela grande, devidamente polvilhada com farinha na parte inferior (lembre-se que a massa vai dobrar seu volume). Cubra a tigela com um pano de prato limpo e deixe-a descansar longe de correntes de ar quente, como o forno de sua própria casa. Espere até que a massa tenha dobrado de tamanho (o que vai demorar entre uma hora e uma hora e meia). Depois da massa descansada, é só começar a esticá-la.

– Lembre-se que a quantidade utilizada é que irá definir se você vai querer uma pizza mais fina ou mais grossa. Normalmente, a quantidade desses ingredientes serve para fazer 4 pizzas do tamanho de um prato.

Buon appetito!

 

Fonte:  Sabores da Itália.