Você provavelmente já sabe o que é polo, se ainda não sabe, é um esporte dinâmico que exige concentração e habilidade, mostrando sempre a união entre o cavaleiro e seu cavalo. O entrosamento entre eles é fundamental para que o participante sintase a vontade no jogo buscando sempre o melhor para a equipe.

Cada equipe contém quatro jogadores que se enfrentam golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira, com um taco longo, com o objetivo de marcar gols contra a equipe rival. São disputados em tempos de sete minutos e meio, dividido por períodos chamados chukkas. Conforme o nível de jogo, podem variar de 4 a 6 chukkas por partida, durando pouco menos de uma hora.

 

Com a revolução de 1932 o número de participantes do polo caiu e só retornou em 1970, quando governo ajudou com a importação de cavalos qualificados.

Atualmente o polo é praticado em mais de 50 países, como Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Chile, Austrália, entre outros.

Algumas Curiosidades:

A bola tem 8 centímetros de diâmetro, o tamanho do taco é contado por polegadas, que variam normalmente entre 50 e 54, dependendo do tamanho do cavalo. O mais comum é o número 52, o peso do charuto varia entre 170 e 225 gramas e a baliza para marcar tem 7,3 metros de largura.

O primeiro Clube de Polo foi criado em 1859 em Assam, na Índia;

Em 1886, Inglaterra e Estados Unidos enfrentaram-se pela primeira vez, no Troféu Westchester Club, onde a Alemanha ganhou o torneio.

O polo esteve presente em 5 Jogos Olímpicos: 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936;

O primeiro Campeonato do Mundo de Polo foi realizado em 1987;

Caso você tem vontade de jogar polo, aqui está alguns lugares para você e sua família praticar desse esporte sensacional, Sociedade Hípica Paulista, Helvetia Polo Country Club, Itanhangá Golf Club e Estrada Passo dos Negros.

Gostou da ideia? Você não irá se arrepender, deixe seu comentário!