Todo amante do golfe sabe que um dos aspectos mais importantes do jogo é o swing. O movimento que inicia a trajetória da bola deve ser perfeitamente executado para que a jogada saia como o planejado. Quem joga sabe muito bem o quão difícil pode ser dominar a técnica desse movimento, e ao vermos um jogador experiente executá-lo não percebemos a quantidade de detalhes envolvidos naquele momento. Para melhorar seu jogo temos algumas dicas simples e muito eficazes que farão com que seu swing eleve o nível de seu desempenho.

golfswing4

Vamos começar com o equilíbrio, ele é a base de tudo. Se você se move para trás, pressionando os calcanhares, ou para a frente em seus dedos do pé durante o swing, suas mãos e corpo tentarão compensar o movimento para que você acerte a tacada, e isso vai atrapalhar o seu desempenho. Você não pode corrigir qualquer outra falha de swing até dominar o equilíbrio na posição inicial. Treinar o movimento em cima de uma superfície instável, como uma peça de espuma, fará com que seja muito mais fácil executá-lo quando estiver em solo firme.

Comece o movimento do swing de maneira balanceada. Queremos que as mãos e o corpo trabalhem em sincronia. Se usar muito as mão você pode usar pouco o corpo, perdendo poder e o controle do movimento. Inicie o movimento do taco com os ombros ou o peito, e não as mãos.

golfswing1

O swing deve ser executado de forma constante, isso permite que suas mãos e corpo alinhem a face do taco para uma trajetória adequada, também permite que seu corpo mude seu peso na sequência correta para obter poder máximo na tacada. Agora relaxe e solte o movimento. Lembre-se, o balanço do swing no golfe não é vertical, nem é horizontal ou plano. Segue um círculo inclinado. Quando você guia o taco ao longo dessa trajetória você consegue obter resultados mais consistentes.

golfswing2

A principal dica é não ficar amarrado com mecânica. Você começa robótico e tentar criar um movimento perfeito, o que só cria tensão. A tensão é o inimigo do swing do golfe, que deve ser executado de forma fluída e sólida. Visualize a tacada, sua direção e altura da trajetória, posicione-se para o swing e ajuste o grip apenas ao iniciar o movimento, evitando criar tensão antes da hora.

golfswing3

Essas são dicas valiosas para quem busca um swing mais preciso e constante, ou até mesmo para os que pensam em iniciar no golfe.

Os melhores profissinais treinam constantemente, e sempre voltam ao básico. Por isso não deixe de praticar e revisitar as lições básicas, assim você domina o jogo e aproveita o máximo que ele tem à oferecer.