Em um país com dimensões continentais como o Brasil, o verão conta com muitas peculiaridades de acordo com as diferentes regiões: enquanto algumas regiões podem sofrer com períodos prolongados de seca outras são acometidas por volumes de chuva acima dos normais. E se o ser humano sofre com o calor, as plantas de seu jardim também, e necessitam de cuidados especiais nessa época do ano.

Temos algumas dicas que farão com que seu jardim não só sobreviva ao verão, como tire proveito do que ele pode proporcionar de bom.

 

Estação mais quente do ano requer cuidado especiais com as plantas
Estação mais quente do ano requer cuidado especiais com as plantas

Caso você pretenda transferir alguma muda de lugar, ou até mesmo uma espécie já desenvolvida, essa é a hora: o verão é a melhor época para isso. Basta preparar bem a terra com matéria orgânica ou algum fertilizante de acordo com a espécie em questão e mantenha o solo bem úmido nas primeiras semanas para uma melhor adaptação das raízes ao novo local.

veraojardim2

Podas? Esqueça! O verão é o período do ano em que os brotos se formam e crescem. Retire apenas os galhos mortos e folhas secas, e nada de tocar na tesoura de poda nos próximos meses.

As regas são um problema no verão, talvez o detalhe que precise de mais atenção. Deve-se estar sempre atento ao estado do solo, já que o calor do verão tende a retirar umidade do mesmo de maneira mais rápida. Porém não basta regar com mais frequência, já que o volume de chuva normalmente aumenta nessa época do ano, correndo o risco de deixar seu jardim com o solo encharcado. Fique atento ao substrato: ele não deve ficar seco ou muito molhado, regue de acordo com a necessidade para manter o equilíbrio hídrico, importante para a saúde de suas plantas. Fique alerta quanto aos fungos e pragas, já que o verão traz uma maior incidência delas nos jardins.

veraojardim3

Enquanto plantas como o hibisco, o antúrio, a gérbera e as orquídeas são típicas dessa época do ano e se dão muito bem no sol, muitas espécies preferem a chamada meia sombra. Caso note perda de viço em algumas espécies, pense em muda-las de lugar buscando um pouco menos de sol, ou uma cobertura para diminuir a incidência de sol diretamente na planta.

veraojardim4

Com essas dicas seu jardim não sofrerá com as intempéries do verão, ao invés disso poderão se beneficiar dessa época do ano tão necessária quanto as outras para a boa saúde de suas plantas.